Subscribe
Add to Technorati Favourites
Add to del.icio.us

Revista Fraude - 1 e 2.

Fraude 1


“Antes que nos denunciem, a gente estampa na capa. É Fraude mesmo. Aliás, o que não é fraude nesse mundo? É tudo cópia arrotando originalidade. Um monte de gente fazendo o que já foi feito e dizendo que foi o primeiro a fazer. Dizendo que é novo. Mentira. O novo é uma fraude – mas a Fraude não quer ser o novo. Então, o que é Fraude?”

Foi com este tom irreverente que a Revista Fraude 1 abriu o seu primeiro editorial e debutou, em 2004, carregando a responsabilidade de ser a primeira revista produzida pelos estudantes da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom/ UFBA).

Desde a estréia, a publicação focou em temas relacionados à cultura e a comunicação, além de subverter os formatos sedimentados nas grandes revistas sobre o assunto para construir um discurso próprio, marcado pela linguagem ousada e experimental. Daí a presença do tom ensaístico das matérias, marca dos primeiros quatro números da revista.

A matéria de capa prestou uma homenagem aos 75 anos do personagem Tintim, criado pelo desenhista francês Hergé – fazendo uma análise do mito do jornalista destemido. No miolo, discussões sobre a identidade do homossexual brasileiro, a internet como fonte de publicações alternativas, as limitações do rótulo MPB e muitas outras querelas.

A mãe de todas as demais Fraudes ainda apresentou uma marca que se tornaria tradição nas edições posteriores – a entrevista com personalidades ligadas ao mundo da cultura. A Fraude1 trouxe uma entrevista com o jornalista Fábio Massari, que, dentre outras coisas, contou que Serginho Groisman foi seu professor de faculdade e revelou o que seria a “missão massariana”.



Baixe a Fraude 1
Arquivo PDF - CLIQUE AQUI


Petcom


Fraude 2


Em sua segunda edição a revista Fraude já tinha uma cara definida pelo número de estréia. A grande mudança foi no foco da revista, que passou a explorar mais os temas relacionados à realidade soteropolitana, divergindo da abordagem universalista presente na edição anterior.

A matéria de capa discute o surgimento no Brasil de observatórios para monitorar a atuação da mídia em âmbito nacional. A revista traz também uma entrevista com o fundador e presidente da Articultura, a primeira agência de planejamento e gestão de patrocínios à projetos culturais no país, Yacoff Sarkovas. Além de matérias sobre o humor caótico de Hermes e Renato e o poder dos grandes empresários da comunicação.

Para falar de Salvador, a Fraude 2 trouxe matérias sobre os programas locais de televisão e seus apresentadores porretões, que misturam jornalismo, denúncia e assistencialismo; a atmosfera dos cinemas pornográficos; as altas e baixas do Rio Vermelho, que vive entre períodos de prosperidade e abandono; o museu do imaginário e as misturas entre o rock e a música negra regionalista protagonizada pelas bandas soteropolitanas.


Baixe a Fraude 2
CLIQUE AQUI


Petcom

0 Comments:

Post a Comment